quarta-feira, 18 de maio de 2011

18 de Maio

Boa noite caros leitores do meu blog, não poderia deitar-me no aconchego de minha cama sem me reportar ao grande evento que pude participar na sede do Ministério Público, neste dia frio e chuvoso,em Savador.
Hoje, para muitos, é apenas o dia 18 de maio de 2011, porém na história este dia esta marcado pela LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOESCENTE NO BRASIL.
Essa data não foi escolhida aleatoriamente. Em 18 de maio de 1973, acontecia em Minas Gerais, um dos primeiros casos de violência sexual contra criança denunciados no Brasil e que infelizmente o seu autor não foi sequer encontrado para que pudesse responder na forma da lei, o que traria uma sentimento de JUSTIÇA QUE EFETIVAMENTE EXISTE NO NOSSO PAÍS...Mas não é isso que posso contar aqui nessa noite...o dado que eu pude ter contato hoje atraves do seminario foi alarmante: Menos de 10% das denuncias contra a vioencia sexual contra criança e adolescente tem o seu autor punido, preso, ou coisa parecida...É esse sentimento contra o descaso e a impunidade que nos impulsiona todos os dias a continuar na luta pela proteção desses que ainda são vulneráveis e que precisam ser respeitados enquanto pessoas em desenvolvimento!Vamos continuar lutando!Levante essa bandeira!Disque 100 para denunciar!Não importa se é seu pai, mãe, amigo, tio, irmão, vizinho, professor, se você não conseguir denunciar conte para alguém que fará por você! Lembre-se, a DENÚNCIA PODE SER ANÔNIMA!!Você é importante e especial! Tem muito valor e não pode ser vítima de tamanha perversidade.


Boa noite!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Para descansar é preciso cansar um pouco , então tudo leva a crer que o dever precede o direito...
Fazendo um trabalho da disciplina Teoria dos Direitos Humanos, enxergando a necessidade de se entender o dever...A ética e a deontologia. Você sabia que existe uma ciência que estuda o dever?Todos nós nos preocupamos em ter os nossos direitos respeitados, principalmente os fundamentais: a vida, a saúde, o trabalho. Contudo a Deontologia (do grego δέον, translit. deon "dever, obrigação" + λόγος, logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.
O termo foi introduzido em 1834, por Jeremy Bentham, para referir-se ao ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever". É um dos dois ramos principais da Ética Normativa, juntamente com a axiologia.

A deontologia em Kant fundamenta-se em dois conceitos que lhe dão sustentação: a razão prática e a liberdade. Agir por dever é o modo de conferir à ação o valor moral; por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma vontade livre. O imperativo categórico no domínio da moralidade é a forma racional do "dever-ser", determinando a vontade submetida à obrigação. O predicado "obrigatório" da perspectiva deontológica, designa na visão moral o "respeito de si".
A deontologia também se refere ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão. Assim, cada profissional está sujeito a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão, conforme o Código de Ética de sua categoria. Neste caso, é o conjunto codificado das obrigações impostas aos profissionais de uma determinada área, no exercício de sua profissão. São normas estabelecidas pelos próprios profissionais, tendo em vista não exatamente a qualidade moral mas a correção de suas intenções e ações, em relação a direitos, deveres ou princípios, nas relações entre a profissão e a sociedade. O primeiro Código de Deontologia foi feito na área médica, nos Estados Unidos, em meados do século passado.

Interessante não acha?Espero comentários!Uma ótima semana!

Postagem em destaque

Se exponha a Palavra.

A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; Sl. 19:7a Fica a dica: Se exponha a PALAVRA . Aprendi que meditar é pensar sobre, é co...